top of page

The Fruitful Tree

Atualizado: 5 de abr. de 2021


Speaking, listening, writing and reading. Você já cansou de ouvir que precisa dominar essas 4 habilidades em inglês. Mas alguém já te contou que, para dominar essas 4, você precisa focar em outras 7?


Nós não vamos chamar de 7 habilidades e sim de 7 horizontes. A palavra horizonte expressa melhor o processo de aprendizagem. Horizonte é algo que desejamos sempre ampliar, certo? Essa é a metáfora da nossa caminhada rumo ao conhecimento.


Todo idioma é um código de informação e comunicação. Ouvir e ler são as habilidades receptivas desse código, ou seja, você recebe uma informação e consegue decodificá-la (compreender o código). Escrever e falar são as habilidades produtivas, ou seja, você produz uma informação porque consegue codificá-la.


Ninguém nasce sabendo codificar e decodificar um idioma. Ou nós aprendemos de forma natural desde bebês ou de forma treinada, estudando. Ok, então quais são os 7 horizontes de aprendizagem que devem ser o real foco do seu estudo?


Criei outra metáfora para te ajudar a entender: The Fruitful Tree (A Árvore Frutífera). Veja a imagem. Essa árvore tem 7 janelas:


1- Grammar: é a fundação do idioma, desde os artigos mais simples até os tempos verbais mais complexos.

2- Vocabulary: são as palavras, o nome de tudo que nos rodeia.

3- Collocations: é a combinação certa do vocabulário com a gramática. Qual verbo uso com tal palavra? E qual preposição? E assim por diante...

4- Pronunciation: é a pronúncia, o som e a tônica das palavras.

5- Speech: é o discurso, o tom formal ou informal, falado ou escrito, gírias e tratamento.

6- Fluency: é a fluidez do discurso, o ritmo, a entonação, a conexão entre sons, as contrações, a tônica das frases.

7- Language use: é como usar o idioma em situações reais para transmitir a mensagem de forma compreensível.


Por exemplo, se você quiser expressar arrependimento (language use), você usará a terceira condicional (grammar), com as palavras do assunto em questão (vocabulary), combinando verbos, advérbios, adjetivos, preposições (collocations), com a pronúncia certa (pronunciation), de modo formal ou informal a depender da ocasião e de quem é o interlocutor (speech), com a correta entonação e conectando as palavras do seu discurso de forma a dar fluidez e transmitir seu arrependimento (fluency).


Cada janela corresponde a um fruto do seu estudo. Se você rega, aduba e cuida, sua árvore dará frutos que você colherá para sempre. Ao ir ampliando seus horizontes, em muitos momentos, você desfrutará não apenas dos seus frutos, mas também descansará na sombra da sua árvore. Sim, porque saber é poder, inclusive, é poder ficar tranquilo porque você já domina um determinado assunto.


Por outro lado, sem cuidados, a árvore não prosperará e às vezes ela nem sobrevive. Sem frutos, nem uma sombra fresquinha, você se verá na dependência de outras pessoas para se comunicar. E ninguém quer ficar na sombra dos outros, quer?


Bom, nós professores já estudamos tanto que podemos comer nossos frutos, descansar na nossa própria sombra e até distribuir frutos para outras pessoas.


Porém, nós sempre preferimos distribuir sementes. 😉


Take care of your Fruitful Tree!


Love,

Prof. Erika



31 visualizações

Comentarios


bottom of page